Sobrevivencialismo, o ser humano em sua essência. Com a aquisição de novos conhecimentos pela humanidade e os avanços nas áreas tecnológicas o ser humano aprendeu a viver e criar um ambiente mais seguro, onde os recursos básicos para suprir suas necessidades encontram-se com facilidade e fartura, levando assim ao progresso da raça humana.
As doenças, variações de temperatura, estiagens ou enchentes, animais predadores e todo tipo de perigo foram minimizados pelas capacidades que o ser humano acumulou durante a história. Eis que surge o homem contemporâneo, conectado full time com todas as notícias do mundo, programado para produzir e consumir, vivendo um estilo de vida sedentário onde suas habilidades psico-motoras agora já não são relevantes. Pois bem, nesse caminho muita coisa se atrofiou, perdemos competências que, em tempos passados garantiram nossa sobrevivência em um mundo hostil, e essa ainda foi a menor das perdas. Deixamos de lado sentidos preciosos como o poder de concentração, a disciplina, a observação do ambiente e dos eventos naturais, a intuição e tantos outros que foram suprimidos por doenças dos tempos modernos como a depressão, os vícios e o sedentarismo potencializado pela preguiça.
Nesse sentido, buscamos desenvolver atividade em ambientes naturais com o intuito resgatar as capacidades físicas, psicológicas e emocionais necessárias ao indivíduo para superar uma situação de Sobrevencialismo.
NOSSOS OBJETIVOS
- Capacitar o indivíduo com técnicas que fazem uso de materiais disponíveis na natureza com o objetivo de atender suas necessidades fisiológicas vitais.
- Desenvolver atributos da área afetiva que contribuam para o equilíbrio emocional.
- Apresentar situações controladas de desconforto, conduzindo o instruendo a observar suas debilidades e fragilidades.
- Despertar no instruendo a busca pela preparação contínua e permanente.
Sobrevencialismo
TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA
O indivíduo que venha a desenvolver alguma atividade em ambiente hostil, deve estar em condições de sobreviver em qualquer situação e, além disto prestar ajuda ou socorro a outrem que esteja nesta situação, seja num desastre aéreo, fluvial, extravio do grupo ou mesmo evasão de uma área que esteja de posse ou controle de um inimigo.
Desde a exuberante selva ao árido deserto, os princípios aqui ensinados têm a sua lógica e sua validade, não importando o ambiente considerado.
Sobrevivência é a busca de recursos naturais de uma região, para suprir o organismo de suas necessidades em água e alimento, permitindo assim a manutenção da saúde do corpo, da mente e dos objetivos a atingir.
Uma das primeiras regras a ser aplica quando na sobrevivência é a seguinte:
E – S – A – O – N
E = Estacione
- Evite deslocamento desnecessários.
- Aproveite os recursos da aeronave, barco ou veículo.
- Aguarde o resgate próximo ao local do acidente (esta poderá servir como abrigo e poderá ter aberto uma clareira. Nem sempre saberemos a direção a ser seguida ao nos afastar.
S = Sente-se
- Evite o cansaço.
- Cuide de sua saúde.
- Realize os primeiros socorros nos feridos.
- Preocupe-se em poupar energia.
- Procure manter a calma.
A = Alimente-se
- Procure os alimentos oferecidos pelo ambiente antes de consumir seu suprimento.
- Seja moderado em suas necessidades.
- Saciando a sede e a fome (nutrindo o organismo) teremos melhores condições de manter a concentração e o raciocínio objetivo.
O = Oriente-se
- Determine o Norte e o Sul ou a direção a seguir.
- Na dúvida, não prossiga!
N = Navegue
- Conheça as rotas e planos de vôo.
- Utilize-se de meios de auxílio à navegação (bússola, GPS, carta)
- Siga a direção determinada.
Posteriormente vamos ampliar e compartilhar conhecimentos específicos que certamente irão ajudar no seu cotidiano e eventualmente em uma situação de sobrevivência. Acompanhe nossa página!